“É fácil ser igual, mas é difícil ser diferente”
Inclusão é uma consciência de comunidade, uma aceitação das diferenças e uma co-responsabilização para obviar às necessidades de outros. (Stainback e Stainback, 1990).
Conceito de Integração
Integração assenta em dois princípios básicos: por um lado a normalização: todos os alunos devem desenvolver o seu processo educativo num ambiente não restritivo e tão normalizado quanto possível e, por outro, a individualização: uma perspectiva pedagógica que se ajuste do atendimento educativo às características e particularidades de cada aluno.
Definição das Necessidades Educativas Especiais (N.E.E.)
“Um aluno com NEE apresenta dificuldades maiores que o resto dos alunos para aceder às aprendizagens curriculares próprias da sua idade (por causas internas, por dificuldades sócio-familiares e/ou carências ou por aprendizagem desajustada) e necessita para compensar essas dificuldades de adaptações de acesso (meios) ou adaptações curriculares significativas, em várias áreas do currículo” (Blanco e outros, 1922)
Características do Currículo
Modelo curricular semi-fechado;
Definido em termos nacionais;
Implementado de forma mais ou menos estandarizada.
A importância das AEC
Aprendizagem de maior qualidade;
Desenvolvimento da capacidade de Expressão Oral e Corporal;
Desenvolvimento da auto-estima, da Segurança, da Imaginação, da Motricidade, da Sociabilização;
Desenvolvimento pessoal e social mais harmonioso e equilibrado;
Desenvolvimento da autonomia, do respeito, da cordialidade, da cooperação, da compreensão…
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