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domingo, 10 de abril de 2011

SOFTWARES EDUCATIVOS PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

Neste endereço: http://www.acessibilidade.net/at/kit2004/comunicacao.htm#cobshell
Poderemos conhecer o CD-ROM – KIT NECESSIDADES ESPECIAIS que possui 33 programas desenvolvidos para Pessoas com Necessidades Educativas Especiais em contextos educativos. Os programas foram desenvolvidos pelo Centro de Engenharia de Reabilitação em Tecnologias de Informação e Comunicação – CERTIC – da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD de Portugal. Os aplicativos são gratuitos e a maioria está disponível na Internet. Os programas estão desenvolvidos em três categorias que são:
- Softwares Educativos
- Acesso ao Computador
- Comunicação
Para cada programa há uma descrição da sua funcionalidade, o endereço na Internet dos autores e proprietários, o idioma, algumas ilustrações, e sugestões de utilização e instalação.
A reprodução do CD está condicionada a autorização do CERTIC/UTAD. Poderá ser autorizada a reprodução para a utilização de pessoas com deficiência, fins educativos, espaços públicos de acesso à Internet ou outros, não-lucrativos. Outro tipo de utilização deverá ser solicitada aos autores dos programas.
Para se ter o acesso ao programa, pode-se fazer o download a partir da Internet de forma a obter as versões mais recentes da aplicação. Existe uma versão deste documento na internet no endereço www.acessibilidade.net
Os softwares são muito interessantes, vale a pena conhecer.
Sonia/RS

TECNOLOGIAS ASSISTIVA E ADAPTAÇÕES DE ACESSO AO COMPUTADOR

Ao ler o questionamento da colega Simone sobre ferramentas, instrumentos ou equipamentos possíveis de serem utilizados em nossos laboratórios de informática para trabalhar com pessoas com necessidades especiais, fiquei a refletir sobre essa questão. Sabemos que para trabalharmos na perspectiva da inclusão, reconhecendo e respeitando as diferenças, não basta somente facilitar ou permitir o acesso. Além de oportunizar recursos para facilitar ou permitir o acesso, é necessário, também, que estes recursos possibilitem formas de interação e de realização de ações, sendo aliados na construção da aprendizagem. O acesso ao computador adaptado com teclados e mouses alternativos, softwares especiais, por exemplo, são fundamentais, para que haja um relacionamento com o ambiente tecnológico de aprendizagem. Existem adaptações de acesso ao computador que foram criadas para pessoas que necessitam dessas modificações. Essas adaptações são:
  • MÁSCARA DE TECLADO OU COLMÉIA DE ACRÍLICO → É uma placa de plástico ou de acrílico transparente onde são feitos furos do tamanho das teclas e que quando fixada a certa distância acima do teclado evita que a pessoa que apresenta movimentos involuntários aperte todas as teclas ao mesmo tempo.
  • TECLADOS ALTERNATIVOS → Os teclados alternativos podem ser reduzidos ou ampliados. O teclado expandido possui letras maiores, em alto contraste e com menor número de informações na prancha. O teclado reduzido é utilizado quando a pessoa tem boa coordenação, mas pequena amplitude de movimento.
  • TECLADO SENSÍVEL → O teclado sensível é uma prancha que pode ser programada em zonas de tamanhos variáveis. Funciona associado a um programa que realiza a programação do número de informações, local de pressão e que pode estar ou não associado a um sintetizador de voz.
  • MOUSE ADAPTADO → o usuário não precisa movimentar o mouse, basta tocar botões fixos. Existem vários modelos: mouse com 5 botões, cada um deles faz o cursor andar para uma direção e o último é o do click ou double click; mouse cujo movimento do cursor acontece através de rolos; mouse em formato de caneta, entre outros.
  • TELA SENSÍVEL AO TOQUE → É um tipo de tela sensível à pressão, onde o usuário com o dedo na tela comanda o cursor do mouse.
    Fontes:http://www.comunicacaoalternativa.com.br/adcaa/comput/computador.asp

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