DL 3/2008 (ver decreto)
Âmbito de aplicação
Aplica-se a crianças com limitações significativas ao nível da actividade e da participação decorrentes de alterações funcionais e estruturais, de carácter permanente.
Objectivos
Inclusão educativa e social
Sucesso educativo
Autonomia
Estabilidade emocional
Promoção da igualdade de oportunidades
Preparação para o prosseguimento de estudos
Transição da escola para o emprego
Procedimento
Referenciação
Relatório Técnico-pedagógico
Aluno encaminhado para EE
Elaboração do PEI
Relatório de Acompanhamento do PEI
Aluno encaminhado para outros serviços
Referenciação
Realiza-se em qualquer momento do percurso educativo do aluno
Efectua-se por iniciativa dos pais, professores, médicos, terapeutas, entre outros
Preenchimento de modelo próprio
Dá sempre origem à elaboração de Relatório Técnico pedagógico
Relatório Técnico – Pedagógico
Elaborado pelo professor de educação especial e pela psicóloga
Participação dos encarregados de educação
Define as respostas e medidas educativas a adoptar após deliberação da Secção
Homologado pelo Órgão de Gestão
Integra o processo individual do aluno
Procedimentos concluídos em 60 dias (RTP,PEI)
Programa Educativo Individual
Fixação e fundamentação das respostas educativas e formas de avaliação
Elaboração pela educadora, professor de educação especial, encarregado de educação e, se necessário, por outros técnicos
Coordenação a cargo da Educadora
Aprovação em Conselho Pedagógico e homologação pelo Director
Medidas Educativas
Apoio pedagógico personalizado
Prestado pela educadora
Prestado pelo professor de educação especial, quando se tratar do reforço e desenvolvimento de competências específicas
Adequações curriculares individuais
Têm por base as orientações curriculares
Avaliação dos alunos
De acordo com o definido no seu PEI
Através de relatório trimestral elaborado pelo professor de Educação Especial
Elaboração de um relatório circunstanciado dos resultados obtidos - Relatório de Acompanhamento RAP
Funções do Educador
Coordenar a elaboração do PEI
Participar na elaboração do PEI
Assegurar a sua implementação
Articular com todos os que participam na sua implementação (encarregados de educação, professores educação especial, terapeutas, psicólogos, médicos, entre outros)
Participar na elaboração do Relatório de Acompanhamento do PEI
Colaborar na organização do processo do aluno.
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