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domingo, 10 de abril de 2011

Legislação


DL 3/2008 (ver decreto)

Âmbito de aplicação
Aplica-se a crianças com limitações significativas ao nível da actividade e da participação decorrentes de alterações funcionais e estruturais, de carácter permanente.

Objectivos
*      Inclusão educativa e social
*      Sucesso educativo
*      Autonomia
*      Estabilidade emocional
*      Promoção da igualdade de oportunidades
*      Preparação para o prosseguimento de estudos
*      Transição da escola para o emprego

Procedimento

*      Referenciação
*      Relatório Técnico-pedagógico
*      Aluno encaminhado para EE
*      Elaboração do PEI
*      Relatório de Acompanhamento do PEI
*      Aluno encaminhado para outros serviços


Referenciação

*      Realiza-se em qualquer momento do percurso educativo do aluno
*      Efectua-se por iniciativa dos pais, professores, médicos, terapeutas, entre outros
*      Preenchimento de modelo próprio
*      Dá sempre origem à elaboração de Relatório Técnico pedagógico



Relatório Técnico – Pedagógico

*      Elaborado pelo professor de educação especial e pela psicóloga
*      Participação dos encarregados de educação
*      Define as respostas e medidas educativas a adoptar após deliberação da Secção
*      Homologado pelo Órgão de Gestão
*      Integra o processo individual do aluno
*      Procedimentos concluídos em 60 dias (RTP,PEI)

Programa Educativo Individual

*     Fixação e fundamentação das respostas educativas e formas de avaliação
*   Elaboração pela educadora, professor de educação especial, encarregado de educação e, se    necessário, por outros técnicos
*  Coordenação a cargo da Educadora
*  Aprovação em Conselho Pedagógico  e homologação pelo Director

Medidas Educativas

 Apoio pedagógico personalizado   
*  Prestado pela educadora
*  Prestado pelo professor de educação especial, quando se tratar do reforço e desenvolvimento   de competências específicas



Adequações curriculares individuais  



*    Têm por base as orientações curriculares


Avaliação dos alunos

*  De acordo com o definido no seu PEI
*  Através de relatório trimestral elaborado pelo professor de Educação Especial
*  Elaboração de um relatório circunstanciado dos resultados obtidos - Relatório de    Acompanhamento RAP

Funções do Educador
*    Coordenar a elaboração do PEI
*  Participar na elaboração do PEI
*  Assegurar a sua implementação
     Articular com todos os que participam na sua implementação (encarregados de educação, professores educação especial, terapeutas, psicólogos, médicos, entre outros)
*  Participar na elaboração do Relatório de Acompanhamento do PEI
*  Colaborar na organização do processo do aluno.


































































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